Saúde 28/04/2023

Abril Verde: Sinttel Bahia promove palestra sobre segurança no trabalho

 

O Sinttel Bahia por meio da sua secretaria de saúde realizou nesta quinta-feira 27, uma palestra sobre segurança no trabalho, referente ao “Abril Verde”.  O evento aconteceu no auditório do sindicato e contou com a presença de trabalhadores e trabalhadoras de diversas empresas da área de telecomunicações, representantes de centrais sindicais CUT, CTB, CSP-Conlutas e do Vereador Augusto Vasconcelos.

A mesa de abertura foi formada por Antônio Lago representando a CTB Bahia, da CUT Josué Araújo e Maria Madalena, o vereador Augusto Vasconcelos e o presidente do Sinttel Bahia Joselito Ferreira.

 

 

 

“Falar sobre saúde do trabalhador é muito importante para que os companheiros e companheiras em telecomunicações estejam cientes das condições de trabalho e possam executar suas atividades com mais segurança”, destacou o presidente do Sinttel Bahia.

Logo em seguida a secretaria de saúde do Sinttel Bahia Edla Rios, convidou os palestrantes para montar a segunda mesa, que foi formada pela médica do trabalho CESAT, Suerda de Souza que falou sobre um olhar da saúde mental e trabalho; depois passou a fala para psicólogo e dirigente sindical do Sinttel, Uheider Pires, que falou sobre a saúde mental no trabalho, a pesquisa realizada com o Sinttel Bahia e a UFBA mostrando as estatísticas de acidentes de trabalho na categoria telefônica ficou por conta do Coordenador do Projeto Caminhos do Trabalho (UFBA)  Leonardo Moura; e fechando o evento Jovanilson Araújo advogado e dirigente do Sinttel debateu os Aspectos jurídicos do acidente do trabalho.

 

28/4 – Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

 

Em 2003, foi instituído pela OIT o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, a  Lei nº 11.121/2.005 instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. É uma forma de manter sempre viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do trabalho, por parte de todos.

O Ministério do Trabalho desenvolve a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – CANPAT, com objetivo de sensibilizar a sociedade brasileira para a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Além da perda de vidas, incapacitações e danos à integridade física dos trabalhadores, irrecuperáveis, as perdas decorrentes de acidentes e doenças do trabalho são estimadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 4% do PIB, o que ultrapassa o valor de R$ 200 bilhões de reais/ano somente no Brasil.

O que é adoecimento ocupacional?

É qualquer alteração biológica ou funcional (física ou mental) que ocorre no organismo em decorrência do exercício do trabalho. Pode ser consequência da exposição a riscos ambientais, tais como riscos químicos (ex.: poeiras, fumos, névoas, neblinas, vapores, gases e substâncias ou produtos químicos em geral), físicos (ex.: ruído, vibrações, radiações, frio, calor, umidade) e biológicos (ex.: vírus, bactérias, protozoários, fungos, bacilos e parasitas). Decorrem, também, de problemas na organização do trabalho, ocasionando sobrecarga física ou mental.

Fonte:
Ministério do Trabalho

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais