Saúde 25/04/2023

Sinttel Bahia realiza palestra sobre segurança do trabalho na Contax

 

 

Seguindo o calendário de atividades do Abril Verde, o departamento de saúde do Sinttel Bahia realizou na manhã desta terça-feira (25), uma palestra na empresa Contax, onde trabalhadores e trabalhadoras foram orientados sobre os riscos de acidente de trabalho e doenças ocupacionais e as formas de prevenção.

A secretaria de saúde do Sinttel Bahia, Edla Rios falou da importância de encontros como esse na prevenção de acidente e segurança no ambiente de trabalho. “A campanha abril verde tem como objetivo lembrar que a segurança e a saúde no trabalho devem ser priorizadas em todas as empresas, e não apenas em algumas áreas específicas, as estatísticas são alarmantes e evidenciam a necessidade de se conscientizar sobre a importância de adotar medidas preventivas no ambiente de trabalho. É fundamental que empregadores e empregados estejam cientes dos riscos associados às atividades laborais e sejam capacitados para adotar boas práticas de segurança”.

    

 

Abril Verde

O movimento foi iniciado com o objetivo de homenagear o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado no dia 28 de abril.

A importância da discussão sobre o tema é apresentada a partir dos dados levantados pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT). De acordo com a instituição, entre os anos de 2012 e 2022, o país somou 25.492 mortes decorrentes de acidentes no ambiente de trabalho e aproximadamente 6,7 milhões de acidentes registrados.

No que diz respeito à área da saúde, as quase 59 mil notificações de eventos adversos denotam a importância de ações direcionadas à segurança do colaborador nos ambientes hospitalares. Nesse período, com 36 mil ocorrências, os técnicos de enfermagem foram os mais afetados pelos acidentes no ambiente de trabalho.

Além da chance de inabilidade profissional após os acidentes, a sobrecarga nos sistemas de saúde é um tópico a ser considerado, tendo em vista o excesso de demanda trazida aos hospitais em ocorrências evitáveis. Esse excesso pode trazer diversos prejuízos ao processo assistencial, tanto para ao paciente, quanto aos profissionais. Segundo dados de Notificação Obrigatória de Atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), foram 392 mil notificações de acidentes envolvendo trabalhadores registrados.

Fonte: Ministério Público do Trabalho

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais