Notícias 20/02/2015

#SeNãoNegociarNósVamosParar

A primeira reunião de negociação entre o sindicato patronal - Sinstal e a Comissão de Negociação da Fenattel - formada pelos Sinttel’s de todo o Brasil, dentre eles o Sinttel Bahia-, foi agendada para ocorrer no dia 12 de janeiro. Essa negociação tem como objetivo o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho do setor de teleatendimento, cuja data base é 1º de janeiro.  A pauta de reivindicações montada com base nas sugestões dos trabalhadores foi entregue ao Sinstal no dia 04 de novembro. 

A Atento e a Contax são as maiores empresas de call center do Brasil e estão entre as maiores do mundo. Com receita crescente e incentivos recebidos pelos governos, o setor não para de crescer. No primeiro trimestre do ano, a Atento teve US$14,9 milhões de lucro, 231% a mais em relação ao mesmo período de 2014. Já a Contax teve lucro líquido de R$10,9 milhões no 2T15 (período de abril, maio e junho).

Esperamos que as empresas se baseiem nesses resultados positivos e ofereçam uma proposta condizente com o crescimento do setor dividindo com os trabalhadores os ganhos alcançados com o suor deles.

Participação nos Lucros e Resultados

As discussões para pagamento da Participação nos Lucros e Resultados estão parecendo muito mais um roteiro de novela mexicana do que algo que represente o reconhecimento das empresas pelos esforços dos trabalhadores. Tanto a Atento quanto a Contax ainda não apresentaram uma proposta digna para o início das discussões.

Para arrancar da empresa um valor digno a título de PLR estamos dispostos a colocar em prática uma das deliberações do nosso congresso nacional que é promover “um dia sem voz”, ou seja, uma greve nacional do teleatendimento em busca de direitos.

 

Sinttel discute saúde do trabalhador em Brasília

O Sinttel faz parte da comissão tripartite que está discutindo, em Brasília, assuntos ligados à saúde do trabalhador. Também compõem a comissão integrantes do sindicato patronal e do Ministério do Trabalho e Emprego, além de representantes de outros Sinttel’s.

Dentre os temas abordados nas discussões estão o cumprimento da NR 17, critérios para pagamento da remuneração variável, rotatividade, flexibilização do TMA, e etc.

As reuniões da comissão foram iniciadas no mês de agosto.

Atestado de comparecimento

O Sinttel tem recebido inúmeras denúncias referentes à não aceitação por parte das empresas dos atestados de comparecimento.  No entendimento do Sindicato, as empresas devem ser mais flexíveis e aceitar os atestados, já que nem sempre há disponibilidade de atendimento fora do horário de trabalho.

O Sinttel está buscando o diálogo com as empresas para a aceitação dos atestados. 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais