Notícias 21/08/2023

Sessão especial homenageia o Sinttel Bahia e os trabalhadores em telecomunicações

Na última sexta-feira (18), o deputado Robinson Almeida realizou uma sessão especial na ALBA em comemoração aos 79 anos do Sinttel Bahia e uma homenagem aos trabalhadores de Telecomunicações da Bahia.  A sessão especial discutiu pontos importantes para os trabalhadores, a exemplo da regulamentação da profissão dos profissionais em Teleatendimento, o adoecimento, as condições de trabalho e as conquistas. 

A mesa foi composta pelo Deputado Robinson, Alielson Alves diretor de Políticas para Diversidade do Sinttel Bahia, a chefe de mediação da Superintendência Regional do Trabalho, Daiane Reis Santos; o presidente do Sinttel Bahia Joselito Ferreira; o coordenador de Acompanhamento de Políticas Sociais, Antônio José Souza Assis, que neste ato representou o secretário da Casa Civil, Afonso Florence; a diretora de formação do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia (SINTTEL), Diana Damasceno; e a superintendente da Contax, Renata de Sousa Oliveira Matos e o vereador Augusto Vasconcelos.

   

O deputado Robinson Almeida (PT) afirmou, durante a sessão, que desarquivou o PL nº 23.118/2019, que institui o piso salarial para os profissionais operadores de linha telefônica, call center, telemarketing, teleatendimento e teleoperadores do Estado da Bahia. Com isso, o projeto voltou a tramitar no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com chances de avançar ao plenário da Casa legislativa.

Além disso, o deputado informou a pretensão de apresentar na ALBA um novo projeto de lei para estabelecer o 4 de julho como Dia Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Telecomunicações no Estado da Bahia. A ideia é incluir no calendário baiano uma data para valorizar a categoria e intensificar ainda mais os debates em busca de melhorias.

  

O diretor de Políticas para Diversidade do Sinttel Bahia, Alielson Alves destacou uma importante demanda dos profissionais das telecomunicações é a regulamentação da profissão, cuja competência é do Congresso Nacional. “Quem lembra? Quando foi iniciada a pandemia, fomos considerados serviço essencial. Trabalhamos toda a pandemia e viabilizamos o home office. Somos o setor que menos recebe, R$5 de vale-alimentação, que não dá nem para pagar um lanche na porta da empresa. Não lutamos apenas por salários e benefícios. Lutamos também pela dignidade e liberdade de todos os trabalhadores e trabalhadoras em telecomunicação”.

Em sua fala, o presidente do Sinttel Bahia, Joselito Ferreira, relembrou as greves históricas da categoria em busca de reconhecimento e valorização. Joselito pregou a união dos trabalhadores do setor na luta atual pela regulamentação, em um momento que as telecomunicações apresentam alterações tecnológicas, que têm em certa medida substituído o homem pela máquina.

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais