Notícias 07/11/2022

Na Bahia, não! Sinttel rechaça reajuste da Claro no plano de saúde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Sinttel Bahia junto aos demais sindicatos filiados à Fenattel se reuniram no último dia 3 com a Claro para tratar de um tema extremamente caro para trabalhadores e trabalhadoras.  Um dos principais pontos de discussões foi o aumento desmedido nos reajustes aplicado nos percentuais das parcelas de contribuição fixa dos dependentes, o que o Sindicato condenou veementemente. 

Outros pontos questionados pelas entidades foram o reajuste na coparticipação sem nenhuma tipo de diálogo ou explicação prévia por parte da empresa e a implementação de um plano novo com características e qualidade distintas dos praticados atualmente.  

As entidades sindicais sinalizaram a falta de isonomia no valor dos reajustes, sendo que,  algumas faixas tiveram aumentos de 29,62%. Um absurdo! Trabalhadores com menor remuneração tiveram um reajuste de 400% passando de R$ 5,50 para R$ 27 mensais. Inaceitável!

 

Confira nas tabelas os aumentos abusivos:

   

 

Por mais que a empresa argumente que os Planos de Saúde não tinham reajustes há três anos, não se justifica um aumento de 400% aos trabalhadores que sequer tiveram a inflação incorporada no período. Os sindicatos também comentaram que poderia ser uma manobra da empresa para transferir os trabalhadores para os Planos Ideal e Compacto (recém criados), que terão um valor menor de contribuição mensal.  A Claro nega essa intenção.

Os Sindicatos reivindicaram a redução nos índices apresentados, pois vêem com preocupação a possibilidade dos trabalhadores retirarem dependentes do plano de assistência médica por conta do aumento abusivo. 

PPR

O Sindicato reiterou na mesa de negociações que a empresa mude a sua prática individual e egoísta de divulgação dos resultados alcançados do PPR e datas de pagamento. Isso tem acontecido nos últimos os anos. A empresa recorrentemente e de forma oportunista tem se antecipado e divulgado os resultados de forma individual, sem compartilhar com os Sindicatos.É bom que todos saibam que são os Sindicatos que reivindicam e negociam o PPR e são protagonistas nesta negociação.  A Claro se comprometeu a rever este modelo de divulgação. 

Reajuste dos gerentes

O Sindicato também questionou a forma maquiavélica com que a empresa apresentou o reajuste para os gerentes sem a mesma estar inserida na proposta negociada com os Sindicatos.O reajuste foi insistentemente reivindicado pelos Sindicatos a todos os trabalhadores sem distinção de cargo ou função. A empresa negou e depois por “liberalidade”, segundo ela, concedeu o reajuste.Os Sindicatos afirmaram que foi uma tentativa da Claro de jogar o seu quadro gerencial contra as entidades sindicais. Fato que foi prontamente repudiado pela comissão da FENATTEL. A Claro negou, pediu desculpas e prometeu também melhorar essa comunicação. 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais