Notícias 16/09/2022

Proposta de ACT da Claro é rejeitada em mesa

Sinttel Bahia, Fenattel e sindicatos filiados à federação estiveram na última quarta-feira (14/09) reunidos com a Claro para negociar o Acordo Coletivo de Trabalhado – ACT – 2022/2023.

Em reunião anterior, a empresa tinha apresentado a proposta para o pagamento do PPR com previsão para abril/2023, com um target de 3,6 salários. Durante o encontro, que aconteceu no dia 08/09, a Fenattel cobrou que esse pagamento fosse realizado na sexta-feira de carnaval, como em anos anteriores.

Reajuste Salarial

Para o reajuste, a Claro apresentou a seguinte proposta:

  • -Reajuste salarial e pisos salariais de 4%, com pagamento a partir de fevereiro/2023.
  • -Benefícios VR/VA de 4,5%, com pagamento a partir de janeiro /2023.
  • -Demais benefícios (auxílio creche, educação, etc.) de 4%, para pagamento a partir de janeiro/2023.

Os Sindicatos presentes rejeitaram em mesa os reajustes propostos, pois como já divulgado, é exigido pelas entidades e pelos trabalhadores o reajuste integral do INPC, para que seja garantido o índice inflacionário do período. É exigido pelos Sindicatos que todas as cláusulas econômicas sejam negociadas conforme reivindicações encaminhadas anteriormente a empresa.

Uma comissão de trabalhadores que esteve presente reforçou a reivindicação de férias incentivada, pauta que entrou no ACT anterior, e que é de desejo da classe trabalhadora que permaneça. A Claro garantiu a permanência do benefício.

PPR

Sobre o PPR, o Sindicato considera os números apresentados razoáveis, levando em consideração que em julho já havia sido alcançado o valor de 2,25 salários para empresarial, 2,59 salários para corporativo e 2,70 salários para consumo.

Se espera que a próxima reunião, no dia 20/09, seja definitiva, e a comissão solicitou que seja apresentado pela Claro os índices de agosto e setembro, para que os trabalhadores acompanhem de forma atualizada os múltiplos salariais.

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais