Notícias 20/02/2014

Já coletamos mais de 20 mil assinaturas para a regulamentação do teleoperador

O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia- Sinttel Bahia já conseguiu coletar mais  de vintenmil assinaturas para o abaixo assinado que pede a aprovação do Projeto de Lei da Câmara - PLC 12/2016, no Senado Federal. O projeto trata da regulamentação da profissão de teleoperador.

O documento é a principal ferramenta utilizada pela campanha idealizada pelo Sinttel e pela Federação dos Trabalhadores em Telecomunicações – Fenattel e seus sindicatos filiados, e busca a normatização da atividade dos teleoperadores, mais conhecidos como operadores de telemarketing ou de call center, categoria que já engloba mais de um milhão de pessoas no País, cinquenta mil só aqui na Bahia, mas que ainda não tem uma regulamentação específica.

A campanha tem como objetivo recolher o maior número possível de assinaturas para dois abaixo-assinados, um virtual e outro físico, que estão sendo difundidos pelo Sindicato desde o dia 26 de julho, e que já passou por diversos pontos da cidade como estações de transbordo, feiras livres, faculdades, além das empresas do ramo do teleatendimento.  O prazo para a coleta das assinaturas será encerrado no dia 15 de setembro.

A regulamentação possibilita, além do reconhecimento profissional, o estabelecimento de uma série de normas como o piso salarial, horários de intervalo, carga horária, prevenção às doenças ocupacionais, regras ergonômicas, dentre outros pontos. “O projeto está em tramitação há nove anos. Foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora está no Senado Federal. Com a nossa campanha recolheremos o máximo de assinaturas para um abaixo-assinado que será entregue aos senadores como forma de pressioná-los a votar a favor do projeto”, explica Joselito Ferreira, presidente do Sinttel Bahia.

Essa não é a primeira vez que o sindicato entra em campo em busca da regulamentação. “No ano de 2012 fizemos uma campanha parecida e envolvemos, além dos teleoperadores, toda a sociedade civil. Resultado, fomos o sindicato da federação que mais recolheu assinaturas e com esse resultado pressionamos os deputados a agilizar a votação do projeto”, disse Sandra Dias, diretora de saúde do Sindicato.

 

Abaixo assinado virtual

Já está disponível no site Avaaz.org, plataforma de petições online, um abaixo assinado virtual da campanha que também deve ser acessado. “Disponibilizamos esse documento de forma virtual como mais uma ferramenta de adesão desta campanha. Quanto mais pessoas assinando e participando da nossa empreitada, melhor”, aponta Gildomar Santana, secretário de comunicação do Sindicato.  

Clique aqui para acessar a petição online

 

Serviço

 

Campanha pela regulamentação do teleoperador

Data: 26 de julho a 28 de agosto

Local: Auditório do Sinttel Bahia

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais