Notícias 26/10/2021

Claro oferece migalhas para o Acordo Coletivo

Na segunda rodada de negociação realizada no dia 20 de outubro, a Claro ofereceu uma proposta esdrúxula para fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho ACT 2021/2022.

Enquanto a sua principal concorrente reajustou os itens econômicos do ACT em 10,42%, conforme o INPC do período, a Claro oferece apenas 3% parcelado para os salários e 4% para o VA/VR. A proposta foi automaticamente rejeitada pela bancada sindical. 

O Sinttel propõe que o  reajuste dos itens econômicos sejam de acordo com o INPC do período. É inadmissível que uma empresa que lucrou mais de 981,1 milhões no segundo trimestre não ofereça algo digno para seus empregados, que são quem realmente fazem a operadora crescer.

A terceira rodada de negociação foi agendada para o dia 27 de outubro.  Esperamos que a Claro avance em sua proposta.

Teletrabalho

A bancada dos trabalhadores reivindicou a inserção de cláusula que regulamente essa atividade. A cláusula sobre o teletrabalho negociada pelo Sindicato com outra operadora é pioneira e serve como exemplo, inclusive para outras categorias.

PPR

O Sindicato solicitou à empresa os resultados alcançados até setembro do PPR. A empresa respondeu que os resultados até o final de setembro foram: 

• Corporativo: 51,69%

• Unidade de consumo: 46,62% 

• Empresarial: 58,35%.

Periculosidade

Desde a migração dos trabalhadores da Net para a Claro, que o Sinttel Bahia solicita à empresa a discussão sobre o pagamento do adicional de periculosidade.

A Claro não reconhecia o direito ao adicional, mas após avanços jurídicos sobre o tema no estado de São Paulo, começou a repensar sobre o tema e alega que discutirá nacionalmente.

Na última reunião buscamos avançar na discussão, mas nada foi definido.

O Sinttel Bahia continuará cobrando  da Claro uma solução para a questão.

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais