Notícias 24/07/2020

Sinttel dá ultimato à Atento

 Empresa ficou de apresentar nova proposta até o dia 29/7 

 

Foi realizada na manhã de hoje (24), a reunião entre os dirigentes do Sinttel Bahia, sindicato dos trabalhadores, e os integrantes do Sinstal, sindicato patronal que representa a Atento.  Essa reunião foi realizada devido à pressão exercida pelo Sinttel, que pediu intervenção da Superintendência Regional do Trabalho – SRTE, órgão da Secretaria do Emprego (antigo Ministério do Trabalho) para mediar as discussões do Instrumento Coletivo de Trabalho.

Na reunião, a Atento/Sinstal reapresentou a proposta de congelamento dos salários e benefícios até janeiro de 2020. Na avaliação da empresa, o momento de pandemia trouxe um cenário desfavorável, sendo assim  prefere manter os empregos e benefícios conforme praticados atualmente, do que reajustar  os itens econômicos e futuramente ter que reduzir os postos de trabalho.

O dirigentes do Sinttel afirmaram que, se o momento de pandemia é ruim para a empresa, imagine para os trabalhadores, que mesmo com os salários congelados estão se arriscando para trazer lucros para a Atento. Para os representantes dos trabalhadores é inadmissível que a empresa defenda a manutenção dos salários abaixo do mínimo nacional durante um ano e ainda queira utilizar a manutenção do emprego como moeda de troca pelo que é direito do empregado.

Vale ressaltar que na Atento já reajustou os salários nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Sendo assim, porquê com a Bahia o tratamento é diferenciado?  

O Sinttel deu um ultimato à Atento, que pediu o prazo até a próxima quarta-feira (29) para apresentar a sua proposta final. Caso a empresa não apresente um avanço, o Sindicato mobilizará a categoria para a realização de uma paralisação dos serviços.

Sabemos que o momento é de apreensão, mas não podemos permitir que as empresa utilize a crise como pretexto para não reajustar os salários e benefícios.

 

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais