Notícias 25/05/2020

Sinttel garante direitos dos trabalhadores em novo parcelamento

Proppsta prevê parcelamento das verbas de quem foi demitidos em maio

 

Mesmo utilizando todos os benefícios permitidos pelo governo federal através das MP’s 927 e 936 como forma de garantir a manutenção dos empregos, a LIQ insiste em demitir, mesmo em um momento tão difícil quanto esse que estamos enfrentando. Alegando perdas de clientes e problemas financeiros agravados pela pandemia da COVID-19, a empresa propôs um novo acordo de parcelamento e solicitou uma mediação no Tribunal Regional do Trabalho para tratar do assunto.

Durante a audiência realizada no dia 18 de maio com os representantes da LIQ, do Sinttel Bahia, do Ministério Público do Trabalho – MPT e do Tribunal Regional do Trabalho - TRT foi apresentada pela empresa, a proposta de parcelar as verbas rescisórias em até dez vezes e não pagar o valor relativo à multa do artigo 477 da CLT, mesmo ultrapassando o período de dez dias para pagamento integral das verbas.

Como a proposta foi rejeitada automaticamente pelo Sindicato e pelos demais órgãos de defesa dos trabalhadores, a LIQ foi obrigada a reformular o documento e após discussões entre as partes, chegou-se à proposta com redução no número de parcelas, pagamento de parte da multa do artigo 477 e de uma contrapartida para os demitidos.
Os termos da proposta formulada na audiência serão apresentados na íntegra aos trabalhadores no momento das homologações, que devem ocorrer já a partir da próxima
semana. Na homologação o documento será avaliado individualmente, cabendo a cada trabalhador (a) decidir se aceita ou não, o que for apresentado.

O Sindicato é contra o parcelamento de rescisão, mas em um cenário onde há possibilidade de não pagamento das verbas, a entidade entende que é seu dever garantir o recebimento desses direitos, ainda que de forma parcelada.

Leia aqui o informativo

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais