Notícias 29/04/2021

Icomon apresenta proposta final

Ocorreu na semana passada, a reunião da comissão nacional da Fenattel, representando os trabalhadores da planta interna, com o Sinstal, Sindicato patronal que representa as empresas terceirizadas.

Como era de se esperar, as empresas utilizaram a desculpa da pandemia para justificar um ano de congelamento dos salários e benefícios que deveriam ter sido reajustados em abril de 2020.

Com a deforma trabalhista que abriu portas para as empresas sonegarem os encargos sociais, substituindo os reajustes salariais por abono, os trabalhadores a cada ano estão perdendo seu poder de compra e, consequentemente, aumentando o seu empobrecimento.

Enquanto a proposta sindical é reajustar os salários e benefícios econômicos em 3,6% retroativo a abril de 2020, a proposta apresentada pelo Sinstal prevê uma verdadeira esmola, com pagamento de um abono de R$ 300 para compensar o congelamento dos salários e benefícios durante o  ano de 2020. 

Como não existiu entendimento entre a proposta dos trabalhadores e o que foi apresentado pelo Sinstal, os sindicatos da categoria realizarão assembleias para que os trabalhadores decidam os rumos da campanha salarial.

Durante as assembleias será apresentada a proposta da empresa para os trabalhadores avaliarem. Se a proposta for aprovada,  o abono será pago no dia 20 de maio. Havendo rejeição, será solicitada uma mediação na Superintendência Regional do Trabalho (antiga DRT), e em caso de frustração nessa mediação,  a negociação será judicializada para fechamento da convenção 2020/2021.

Agora cabe a cada trabalhador decidir através do voto secreto os rumos da nossa campanha salarial 2020.A presença da categoria será imprescindível nas assembleias serão realizadas em Salvador, Feira de Santana e Itabuna.

Leia aqui o nosso informativo

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais