Notícias 17/10/2018

Sinttel inicia campanha de doação para a Instituição Beneficente Conceição Macedo

O Sinttel Bahia inicia a Campanha de doações de alimentos e brinquedos em benefício da Instituição Beneficente Conceição Macedo – IBCM, casa que atende majoritariamente crianças portadoras do vírus HIV/AIDS, em Salvador.

Liderada pela secretária de formação e dirigente sindical Diana Bulhosa, a campanha tem como principal objetivo fomentar a manutenção dos lares, casas e abrigos. “A atividade social além de promover um amparo, trabalha em cada indivíduo que se disponibiliza a ajudar a responsabilidade com as necessidades do outro. É uma prática que leva à redução dos impactos das desigualdades sociais” reitera. 

Durante o período da campanha as empresas de teleatendimento e a Sede do Sindicato  funcionarão como  pontos de coleta. Posteriormente, será divulgada para a categoria, a data de entrega das doações, que poderá ser realizada por aqueles que possuem interesse em conhecer a sede da IBCM.

O Sinttel Bahia junto aos trabalhadores telefônicos iniciou no mês de agosto uma campanha de doações que arrecadou mais de 100 quilos de alimentos, produtos de limpeza, dentre outros, para o Lar Santo Expedito, casa acolhedora de idosos, no bairro de Nazaré.

 

 

 Instituição Beneficente Conceição Macedo - IBCM

Criada em 1987 pela enfermeira aposentada Conceição Macedo, a Instituição Beneficente  Conceição Macedo - IBCM atende atualmente 53 crianças, de 2 a 6 anos portadoras do vírus HIV/AIDS, na sede localizada no bairro de Nazaré, em Salvador.

A instituição sem fins lucrativos abriga integralmente (das 7h às 5h), de segunda a sexta, crianças encaminhadas por hospitais que prestam atendimento a vítimas da doença, como o Couto Maia, SEDAP, dentre outros.

Durante os 33 anos de existência a IBCM já atendeu mais de 1mil crianças e disponibiliza  reforço escolar, centro de formação para 450 adolescentes aprendizes,  além de prestar assistência social à população em situação de rua, adolescentes,  65 idosos e 120 mulheres que vivem com o vírus HIV/AIDS. A instituição também busca inserir adolescentes soropositivos no mercado de trabalho.

‘Tia Conça’, como carinhosamente é chamada pelas crianças, conta que tudo começou através do contato com uma família soropositiva e em situação de rua, à época em que trabalhava  como enfermeira num grande hospital. “Naquele período não existia estudos aprofundados sobre a doença e as famílias que surgiam em sua maioria apresentavam vulnerabilidade social. Eu me sensibilizei com o quadro daquela família que surgiu à minha frente, os coloquei numa casa alugada por conta própria e passei a cuidar de cada membro, inclusive dando a alimentação”.

A instituição conta com o trabalho de 10(dez) funcionários, mantém uma creche, 28(vinte e oito) casas abrigo para as famílias das crianças assistidas, mas por dificuldades financeiras poderá fechar suas portas a qualquer momento.  “Solidariedade sim, preconceito não” é a frase slogan da instituição que se mantém através de doações como materiais curativos (gases e esparadrapos), fraldas (tamanhos G e GG), remédios (antialérgicos, pomadas, analgésicos), alimentos( principalmente feijão e leite), brinquedos e livros.

A IBCM é a única instituição na capital baiana que assiste pessoas portadoras do vírus HIV/AIDS, fato que colaborou para o a titularização da criadora da instituição como Cidadã Soteropolitana, pela Câmara Municipal de Vereadores.

 

 

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais