Notícias 20/02/2014

Sinttel participa de seminário do SUS

 

Representado pela diretora da pasta de Saúde, Sandra Dias, o Sinttel participou do “Seminário SUS em debate: Panorama Nacional, Estadual e municipal”, no dia 23 de setembro, no auditório do Ministério Público Estadual, em Nazaré. O seminário foi promovido pelo Fórum de Entidades de Trabalhadoras (es) de Saúde do Estado Bahia.

Participaram do seminário entidades voltadas para a área da saúde, como o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (SINDSAÚDE), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (COREN), enfermeiras, servidores públicos e a sociedade civil. A mesa do evento foi composta pelo advogado do Ministério Público, Dr. Fábio Ribeiro; pelo estudante de enfermagem e membro do Diretório acadêmico da Universidade Federal da Bahia (UFBA), David Jesus; pelo membro do Conselho Nacional de Saúde, Moisés Toniollo e pela Conselheira Municipal de Saúde, Tereza Deiró.

O Seminário abordou as arbitrárias mudanças impostas ao SUS pelo atual governo do ilegítimo presidente, Michel Temer, no qual se propõe privatizar esse tão útil patrimônio público. Também foram discutidas e esclarecidas aos participantes o Projeto de Lei da Câmara - PLC 30/2015, que regulamenta a terceirização; o PLP 257/2016, que propõe a estagnação dos salários; e a PEC 143/2015, que propõe a retirada de até R$ 80 bilhões de recursos dos SUS.

“Foi um momento muito propício para a retirada de dúvidas, esclarecimentos e realização de denúncias, das quais os trabalhadores têm vivenciado. Pudemos escutar denúncias de pessoas que prestaram concurso, foram aprovadas e até o presente momento não foram recrutadas, o que vem a demonstrar as negligências e falhas do sistema, como a falta de medicamentos, de profissionais, além de abrir os nossos olhos para as reformas que não pensam no povo”, falou Moisés Toniollo.

A dirigente Sandra Dias alertou: “Neste momento de obscuridade é preciso mais ainda se preocupar com a escolha de um candidato que se preocupe e cuide do SUS, pois os políticos que aí estão buscam desmantelar esse patrimônio e vender para a iniciativa privada. Está mais do que claro que  essa proposta é mais uma tentativa de retirada de direitos”, disse.

O Sinttel compreende que o SUS é resultado de muitas lutas e é patrimônio do povo, apresenta falhas, mas é ele quem está de portas abertas para atender a quem precisa, sem qualquer distinção, atendendo da prevenção até a cura. O SUS realiza com muita qualidade o processo de transplante. É um sistema gratuito e democrático, antes de qualquer situação, e precisa ser mantido e defendido pelo povo. O Sinttel é pela defesa do SUS!

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais