Notícias 20/02/2015

Claro, sem criatividade, repete proposta indecente

PROPOSTA DO GRUPO CLARO ABAIXO DO INPC PROVOCA TRABALHADORES

 

Enquanto vai muito bem economicamente o GRUPO AMÉRICA MÓVIL (CLARO S.A.) despreza seus trabalhadores. Este ano a empresa rasgou o que escreveu ano passado quando não cumpriu o compromisso de discutir e negociar a equalização dos valores de vale refeição de seus 43 mil trabalhadores. Os trabalhadores da EMBRATEL amargaram um abono e aguardam o que será proposto para compensar essa perda.

A empresa ocupa o primeiro lugar no mercado de TV por assinatura com mais de 52% e desbancou a Oi ao ocupar o primeiro lugar também na telefonia fixa com 31,2%. Está em terceiro no acesso de celulares, com mais de 70 milhões (dados ago 2015),  mas bem próximo das primeiras (VIVO/GVT-79 milhões e TIM-72 milhões) como aponta o site Teleco. Essa realidade não é considerada pela empresa na negociação do Acordo Coletivo 2015. Ao unificar em um único CNPJ o Grupo Claro, agora com EMBRATEL, CLARO e NET, precisa de um único acordo coletivo, mas quer retirar dos trabalhadores mais do que tira dos seus clientes.

Propor reajuste abaixo do INPC impõe perdas reais superiores a 3% para trabalhadores da Claro e da Embratel. O INPC do período difere para ambos pois ano passado a data base era outubro na Claro e novembro na Embratel. Por isso, o índice de reposição mínimo exigido pelos trabalhadores através da FENATTEL e dos SINTTEIs na negociação 2015, é 8,93% na EBT e 9,35% na Claro.

A empresa apresentou proposta na primeira reunião ocorrida no Rio de Janeiro de apenas 5% e ainda a partir de janeiro 2016, retirada de diversos benefícios e vantagens constantes dos diversos acordos vigentes nas duas empresas, além de um reles abono de R$ 350,00 no vale refeição. Rejeitada de pronto pela Comissão Nacional FENATTEL no dia 10de novembro, a empresa retornou no dia 11 com o índice de 6% a partir da data base – setembro e um abono de R$ 500,00.

A Comissão repudia mais essa proposta de perda. Os 6% não repõem a inflação em nenhum dos casos e abono para o vale refeição é piada. O item alimentação é o maior causador da inflação, ou seja, aumentou mais que os demais itens.

A proposta foi negada pela Comissão e a empresa ficou de retornar em novo encontro a ser agendado. Aumentar lucros desse modo é “DUMPING SOCIAL” e isso não Toleramos!!!

 

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais