Notícias 25/10/2021

Atento: Sinttel busca abono dos dias não trabalhados

Desde que foi informado sobre o ciberataque ocorrido na Atento no domingo (17),  o Sinttel Bahia discute com a empresa soluções para que não haja prejuízo para a categoria nas medidas adotadas pela empresa.

Uma das questões discutidas pelo Sindicato é o abono total dos dias não trabalhados, tanto para quem está indo à empresa de forma presencial, quanto para quem está em Home Office.  

A Atento tem informado que as horas não trabalhadas serão debitadas do banco de horas, o que o Sindicato discorda, pois entende que, mesmo em uma situação atípica como essa, não é o trabalhador que deve arcar com os danos tendo suas horas acumuladas em BH deduzidas.

Outro ponto argumentado pelo Sindicato para a adoção do abono é o fato da empresa estar na verdade aplicando um sobreaviso, já que ao conceder a folga em BH ela tem avisado que o trabalhador deve ficar à disposição, podendo ser convocado ao trabalho a qualquer momento. Dessa forma, o empregado não goza plenamente da folga, já que fica tenso aguardando o chamado que até o momento não ocorreu.

Sabemos que o ciberataque é uma situação atípica e nos solidarizamos com a empresa, pois temos ciência dos possíveis prejuízos que tal fato pode ocasionar, mas não podemos permitir que os trabalhadores sejam penalizados por algo que não têm culpa ou responsabilidade.

O Sindicato se mantém vigilante e segue em busca do abono das horas e para isso acionará os órgãos governamentais, caso a empresa não rediscuta a sua posição.

Qualquer atualização sobre a situação será publicada nos canais oficias de comunicação da entidade.

Aglomeração em Feira

Em Feira de Santana, a Atento tem convocado os trabalhadores para irem pessoalmente à empresa, o que tem causado aglomeração, já que não estão tendo acesso ao prédio, ficando todos acumulados na entrada da empresa. Outra questão é a ausência  do registro de ponto.

Registro de documentos

Os empregados (as) que recebem auxílio-creche têm até o dia 15 de cada mês para fazer o registro do documento  e acesso ao benefício. A Atento informou que, os trabalhadores que fizeram o registro do documento no prazo correto (15/10), mas faltou concretizar o procedimento por conta de  alguma pendência  e não o fizeram devido ao ciberataque,  terão  a concessão do benefício analisada pela empresa. O mesmo vale para entrega de atestados médicos.

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais