Diversidade 20/09/2021

Dirigente do Sinttel participa de discussão sobre Visibilidade Trans

Alielson Alves, diretor de Políticas para Diversidade do Sinttel Bahia, participou da audiência pública convocada pelo vereador de Salvador, Silvio Humberto, para discutir meios e condições para criação de políticas públicas de inserção e permanência de pessoas trans no mercado de trabalho.

 A audiência realizada na manhã da quarta-feira (15) foi transmitida pela TV aberta (Canal 12.3), na rádio Cam (105.3 FM) e no site www.cms.ba.gov.br  e contou com a participação do público através das redes sociais.

Também participaram da sessão Millena Passos, mulher trans, servidora pública e coordenadora do Grupo Gay da Bahia (GGB); Thiffany Odara, mulher negra trans’feminista, Yalorixá, pedagoga, escritora social e redutora de danos; João Hugo, homem transativista e comunicador social, e Yuna Vitória, mulher trans, estudante de direito e cantora.

O objetivo da atividade foi dar visibilidade e importância à pauta trans. Segundo relatório anual da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra), o Brasil teve 175 assassinatos de pessoas transexuais em 2020. Os assustadores números apontam a média de uma morte a cada 2 dias de mulheres trans/travestis.  O recorte racial também chama atenção, pois em sua maioria as vítimas eram negras, pobres e trabalhavam como profissionais do sexo por falta de acolhimento no mercado de trabalho.

“É inaceitável que pessoas sejam mortas pelo simples fato de serem quem são. A liberdade e segurança não podem ser uma exceção, e sim um direito pleno de todes, logo, o diálogo, a escuta e o entendimento de quem passa por essa realidade é de fundamental importância para a criação de políticas que promovam respeito e garantia de direitos”, pontua Sílvio Humberto.

Para Alielson, apesar do setor de telecomunicações ser um dos que mais empregam pessoas trans, há muito ainda a ser combativo quando se trata de discriminações e restrições de acesso aos LGBTQIAP+. “Parabenizo o edil pela iniciativa de discutir esse tema tão importante para a sociedade. Somos cidadãos e cidadãs com direito a usufruir dos mesmos acessos e liberdades de todes. Precisamos avançar nas discussões e construir leis que englobem as garantias para os LGBTQIAP+.

 

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais