Notícias 02/08/2021

Sinttel rejeita proposta precarizadora da Claro

A primeira reunião para  fechamento do Programa de Participação nos Resultados - PPR dos empregados da Claro foi de mal a pior. Enquanto os representantes sindicais foram à telereunião negociar uma proposta, a Claro tentou impor o seu pacote pronto e com cláusulas que prejudicam o trabalhador. 

Em comparação ao PPR 2020, a nova proposta precariza os critérios de elegibilidade e contém metas muito agressivas. Na avaliação sindical, não adianta ter 3,6 salários de target se o mesmo é praticamente inatingível. O Sinttel e os demais membros das comissão de negociação da Fenattel recusaram a proposta apresentada pela Claro.

O Sindicato informou que não aceita retrocessos e solicitou que sejam mantidos os critérios de elegibilidade do ano passado, sugerindo que o PPR seja único, sem a divisão atual em três grupos: corporativo, consumo e empresarial. Na visão sindical, o PPR deve envolver todos os trabalhadores, sem distinção, o que criaria uma sinergia maior entre todos.

Veja abaixo as principais mudanças nos critérios de elegibilidade propostas pela Claro:

• proporcionalidade de cargo e área ao longo do ano e não mais com base na posição de dezembro;

• não pagamento para os pedidos de desligamentos;

• elegibilidade de 90 dias para todos os trabalhadores;

• pagamento somente em julho de 2022.

Com a rejeição da proposta, o Sindicato sugeriu uma nova data para reunião e que a empresa faça revisão tantos nos critérios quanto nas metas.

A empresa concordou com o agendamento de uma nova reunião e, em breve, divulgaremos uma nova data.

 

Negociação do ACT 2021/2023 

 

Acompanhando a mesa nacional, a direção do Sinttel reivindicou o início das negociações do Acordo Coletivo 2021/2023 para o início de agosto. Porém, a Claro afirmou que só consegue iniciar as negociações na segunda quinzena do mês, uma vez que ainda está concluindo a análise da Pauta de Reivindicações. Neste ano serão discutidas as cláusulas econômicas e sociais.

Por conta da pandemia, a pré-pauta  será apresentada da mesma forma que em 2020, por meios digitais. O Sinttel Bahia recomenda que os trabalhadores enviem para o email sinttel@sinttelba.com.br sugestões para incluirmos na pauta.

A pré-pauta pode ser consultada aqui

Postura arbitrária

 

Os sindicatos reclamaram com a empresa da forma arbitrária com que ela impõe as modificações sem encerrar o processo negocial com as entidades representativas dos trabalhadores.

Foi assim com o convênio farmácia, cuja Claro empurrou com a barriga até o último momento e apresentou à categoria antes do processo negocial ser finalizado.

O teletrabalho ainda está em discussão, mas a operadora já está comunicando valores referentes à ajuda de custo sem a anuência dos Sindicatos. 

A proposta para o teleatrabalho enviada pela Claro contém alguns equívocos que foram sinalizados pelos Sindicatos. A empresa ficou de apresentar uma nova proposta na próxima reunião de negociação que ainda será agendada.

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais