Saúde 16/02/2021

Sinttel solicita a inclusão dos telefônicos como prioridade na vacinação contra a COVID-19

Classificados pela Constituição Federal como categoria prestadora de serviços essenciais, os trabalhadores e trabalhadoras  do setor telefônico permaneceram na linha de frente executando as suas funções durante todo o período de calamidade pública causado pela pandemia do novo Coronavírus.

Seja na instalação e manutenção de linhas telefônicas e de internet em residências, empresas, hospitais de campanha e postos de saúde, ou nas centrais de atendimento como o Samu e o Disque 155 destinado para o atendimento das vítimas da COVID-19, os (as) telefônicos (as) foram imprescindíveis para manter as pessoas conectadas e para salvar vidas.

Ressaltando a importância dessa categoria para toda a população, o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia – Sinttel requereu ao governo do estado da Bahia, a inclusão desse grupo de trabalhadores entre os prioritários para vacinação contra a COVID-19.

O ofício com o pedido foi protocolado e prontamente respondido pelo secretariado do gabinete do governador, que informou ter repassado a solicitação para a análise da Secretaria de Saúde, responsável pela vacinação em nosso estado.

“Fizemos esse requerimento levando-se em conta que a nossa categoria está desde o início da pandemia executando as suas atividades, seja na casa de clientes, empresas e hospitais, ou nas centrais de atendimento, onde há grande contingente de pessoas aglomeradas. Se somos essenciais para a execução de tais atividades como determina a Constituição Brasileira, então consideramos que temos prioridade na vacinação”, explica Joselito Ferreira, presidente do Sinttel Bahia.

 

Solicitação também foi feita à prefeitura de Salvador

 

O Sindicato, através de projeto de lei do vereador Augusto Vasconcelos, fez a mesma solicitação de prioridade da categoria na vacinação contra a COVID-19 à prefeitura de Salvador. “Precisamos garantir que nossos trabalhadores tenham direito à vacina o quanto antes, por isso clamamos a todas as esferas governamentais que atendam ao nosso pleito”, afirmou Joselito.

Desde o início da pandemia que o Sindicato reivindica melhor atenção para com  os trabalhadores do setor. Foram realizadas diversas atividades, denúncias à imprensa, lives, reuniões com os secretários de saúde de Salvador e da Bahia, e com vereadores da capital, no sentido de reduzir o contingente de trabalhadores nos call centers em 70%, mas os órgãos governamentais acataram somente a redução para 30% do quadro.

O Sindicato também manteve contato com o Ministério Público do Trabalho e cobrou das empresas o cumprimento das orientações do órgão, acompanhou as vistorias realizadas pela Vigilância Sanitária e acionou as empresas de telefonia judicialmente para exigir a disponibilidade dos itens de prevenção como álcool em gel e máscaras de proteção e se mantem vigilante quanto ao cumprimento dos afastamentos e redução do quadro funcional nas centrais.

 

Ofício enviado pelo Sindicato

Resposta do Gabinete do gvernador da Bahia 

Dados sobre o setor telefônico:

Teleatendimento (call centers): cerca de 25 mil pessoas

Prestadores de serviço de telefonia: cerca de 5 mil pessoas

 

Sobre o Sinttel Bahia

O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Bahia (Sinttel) foi fundado em dia 19 de julho de 1944. O Sinttel Bahia representa os trabalhadores em telefonia móvel, fixa, banda larga e teleatendimento (trabalhadores em call center). A sede do Sinttel Bahia fica localizada na Rua Bela Vista do Cabral, nº 247, Nazaré, Salvador Bahia.

 

Com 76 anos de história, o Sinttel Bahia é um sindicato de vanguarda que sempre atuou ativamente em momentos decisivos da história política do Brasil e da classe trabalhadora. Seus dirigentes lutaram bravamente contra a ditadura militar e contra a as privatizações – sobretudo a do Sistema Telebrás – que atingiu os trabalhadores telefônicos. 

 

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