Notícias 04/06/2020

O que são os ‘bots’ e como esses robôs virtuais impactam na sociedade

Fonte: Ibahia

 

Quem utiliza internet e rede sociais já deve ter se deparado com o termo ‘bots’. A palavra em inglês significa robôs, mas não são aqueles que estamos acostumados a ver em filme de ficção. Os bots são softwares, ou seja, programas de computador criados para automatizar tarefas que se fossem feitas por um ser humano demoraria muito tempo. 

 

Um dos fins do uso dos bots é a disseminação de notícias falsas online. Ou seja, programas de computador que são implementados e criam e compartilham fake news com o objetivo de causar algum dano. Esses conteúdos normalmente são criados e disseminados em redes sociais, que já começaram a fazer parcerias com agências de checagem de fatos para tentar combater o problema.  

As ações dos bots podem ter consequências práticas na sociedade. Nos últimos anos, em várias partes do mundo, eleições tiveram seus resultados diretamente influenciados pela utilização desses softwares. 

Mas é preciso ressaltar que nem todos os bots são programados para disseminar fake news ou alguma outra atividade ilegal. Existem bots que são positivos para identificação de corrupção e desinformação, por exemplo.

Denuncie

Antes de acreditar no que está sendo postado, confirme a informação em algum site de notícias confiável e com credibilidade. Além disso, você pode denunciar as fake news criadas e compartilhadas por bots em redes sociais.

As dúvidas podem ser tiradas e as denúncias podem ser feitas também através dos canais oficiais do Governo da Bahia, do WhatsApp  (71) 9 9646-4095 e do site www.bahia.contraofake.com.br.

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais