Notícias 27/11/2019

Sindicato solicita mediação para barrar mudança no VT na Atento

Não há vitória sem luta! Após atos, recolhimento de assinaturas e mobilizações do Sinttel Bahia e dos (as) trabalhadores(as) contra a mudança do pagamento do vale transporte que seria aplicada pela empresa já no mês de dezembro, a Atento adiou a modificação para janeiro.

A alteração foi anunciada após debates realizados na reunião realizada ontem (25), na Sede do Sindicato, entre os representantes da empresa e os dirigentes sindicais.

Na semana passada, os(as) trabalhadores(as) denunciaram aos canais de comunicação do Sindicato terem sido avisados pela empresa sobre a mudança no VT, a partir de 1º dezembro. O Sindicato prontamente encaminhou um ofício à empresa repudiando o descumprimento da 10ª (décima) cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT,  que estabelece o pagamento em espécie.

A Atento alega que a modificação é motivada pelos constantes questionamentos feitos pelo Ministério Público do Trabalho – MPT e pela Superintendência Regional do Trabalho, que interrogam o fato da empresa fornecer o transporte em espécie.  

Sabemos que o vale transporte em espécie é um benefício que assiste situações de deslocamento específicas de trabalhadores, como a utilização de barcos, carona solidária, vans, dentre outros meios de transportes alternativos.

O Sindicato mantém o posicionamento contrário à mudança e solicitará uma mediação no MPT para verificar as informações repassadas pela empresa. 

A posição do Sindicato é clara: queremos a manutenção do pagamento do VT em dinheiro!

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais