Mulheres 18/03/2019

Sinttel realiza evento ‘Mulheres que Inspiram’, em homenagem às mulheres telefônicas

As trabalhadoras telefônicas foram as grandes homenageadas do evento Mulheres que Inspiram, promovido pelo Sinttel Bahia, na manhã da última sexta-feira (15), no auditório Damário Dacruz, na Sede da entidade. O evento foi transmitido, ao vivo, pela fanpage do Sinttel Bahia, no Facebook.

A atividade finalizou as ações da Semana da Mulher Trabalhadora iniciada no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, e que passou pelas principais empresas do setor telefônico nas cidades de Itabuna, Feira de Santana e Salvador.

A proposta do evento foi inspirar as mulheres telefônicas a galgarem novos espaços dentro e fora do setor de telecomunicações, por isso foram convidadas para ministrarem esse bate-papo a Tenente Cristiane, que substituiu a Major Denice Santiago; a jornalista Georgina Maynart e a gerente de operações, Leila Macêdo.

Em suas explanações, as convidadas falaram um pouco sobre as suas experiências pessoais e profissionais, que serviram de incentivo para que muitas mulheres se sentissem representadas, tanto nos momentos de dificuldades cotidianas, quanto nas realizações profissionais.

Na plateia, muitas trabalhadoras relataram as suas vivências e experiências em casos de violência doméstica e receberam a orientação da Tenente Cristiane, uma das responsáveis pela Ronda Maria da Penha em nosso estado.

“É preciso que todos nós, homens e mulheres, se engajem nessa luta contra a violência doméstica. Devemos focar nas ações preventivas para que a cultura do machismo não torne comum o registro de crimes como o feminicídio em nossa sociedade. Precisamos também divulgar a rede de acolhimento para que as mulheres vítimas de violência se sintam acolhidas”, disse a Tenente Cristiane.

Muito emocionada, a gerente de operações da LIQ, Leila Macêdo, falou sobre a sua trajetória como trabalhadora telefônica. Atuando no setor há 22 anos, Leila iniciou a carreira como teleoperadora  e aos poucos foi conquistando espaço até chegar ao cargo que ocupa atualmente. “Me sinto realizada na profissão e muito bem representada pelo Sinttel Bahia, cuja história de luta acompanho desde que iniciei no setor. Quero agradecer a oportunidade de estar aqui com vocês, posso dizer que ganhei um dia especialíssimo na minha vida e no meu legado. Representar as mulheres telefônicas da Bahia é uma responsabilidade tremenda e  a mim foi concedida essa oportunidade, que agradeço ao Sinttel e ao fato de ser mulher”, disse Leila Macêdo.

 Muito aguardada, a jornalista Georgina Maynart foi a última palestrante a falar. Histórias sobre a sua infância no sertão da Bahia, sua chegada à Salvador e a passagem por grandes veículos de comunicação da Bahia fizeram parte do seu discurso motivador. Georgina falou das dificuldades, mas também da necessidade de estarmos capacitadas para aproveitar as oportunidades profissionais que possam surgir ao longo da carreira.

“Esse encontro foi um evento fantástico. Foi muito bom ouvir as histórias de todas essas mulheres que estiveram aqui e que compartilharam com a gente as suas experiências. Foi muito com estar aqui e estou aberta para novos convites”, agradeceu Georgina.

Minuto de silencio

Um dos momentos mais marcantes se deu quando o presidente do Sindicato, Joselito Ferreira, pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque de Suzano, do desastre de Brumadinho e do incêndio no centro de Treinamento do Flamengo. “Oremos para que Deus conforte os corações dos amigos e familiares das vítimas desses três crimes”, afirmou Joselito.

Acompanhe aqui as fotos e vídeos do evento

 

 

 

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais